Mais de 10.000 pessoas lotaram o parque da Expo Afubra em Rio Pardo, na última sexta-feira. Na presença do governador do Estado, prefeitos, deputados, entidades de classe e federações, produtores rurais de leite, grãos, hortaliças, aves e suínos fizeram relatos tristes e emocionantes das suas perdas. Em meio a um cenário trágico, se viu esperança e muita união.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
NO AGUARDO DA MP
O setor pede soluções para o endividamento decorrente de anos de estiagem e de perdas sofridas com as enchentes de maio. Entre as reivindicações da Federação da Agricultura (Farsul) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) entregues ao governo federal, está a prorrogação de parcelas de dívidas de custeio, investimento e comercialização por 15 anos, com dois anos de carência. Caso a MP anunciada para o final do mês não atenda as demandas, os organizadores do movimento cogitam tomar a Praça da Matriz, em Porto Alegre.
ALINHAMENTO COM O AGRO
Afirmando que o Agro é a espinha dorsal da economia do RS, o governador fez um discurso com críticas ao excesso de anúncios do governo federal em socorro ao agro gaúcho, sem que as ações tornem-se efetivas. E convocou os produtores para manifestação na capital, mostrando apoio e alinhamento às pautas do setor. “Faço questão, se as respostas não vierem, de ter essas pessoas, e muito mais, em Porto Alegre. Tem uma coisa pior que não dar nada. É não dar nada, não responder e ainda tentar fazer crer que estão fazendo muito”, afirmou o governador Eduardo Leite, com forte apoio do público.
AVICULTURA: EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA
Após a confirmação do foco da doença de Newcastle, no Vale do Taquari, o MAPA decretou emergência zoossanitária para o RS. A ação é parte do protocolo para impedir a disseminação do vírus. Com validade de 90 dias, o status busca agilizar os procedimentos de erradicação estabelecidos no Plano de Contingência de Influenza Aviária e doença de Newcastle.
SUSPENSÃO DAS EXPORTAÇÕES
Buscando a transparência com os mercados globais o MAPA determinou a suspensão das certificações para as exportações. Essa suspensão é uma medida de caráter preventivo e de abrangência conforme acordo comercial com cada país importador, devendo durar em torno de 21 dias. O ministério garante que o consumo de produtos avícolas inspecionados pelo serviço oficial permanece seguro e sem contraindicações.
DECLARAÇÃO ANUAL DE REBANHO
Segue aberto o prazo para a Declaração Anual de Rebanho até dia 31 de julho. A declaração é uma obrigação sanitária para todos os produtores que tenham animais em suas propriedades. Pode ser feita pela internet, pelo sistema “Produtor Online” ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária. É necessário o preenchimento de um formulário com identificação do produtor, características da propriedade e informações específicas de cada espécie animal criada, abrangendo equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, abelhas, entre outras. Até o momento o estado recebeu apenas 60% das declarações.